O tema vem sendo debatido com mais ênfase nos últimos anos, e iremos abordar o assunto sobre o aspecto do processo de gestão da propriedade rural. Boas margens de lucratividade permitiam que o negócio agricultura pudesse ser desenvolvido basicamente na sua essência, ou seja, produzir alimentos, e este quadro perdurou durante longo tempo sem que o produtor rural precisasse se preocupar com a gestão eficiente  do negócio.

O avanço tecnológico, as rápidas mudanças no mercado agrícola, entre outros fatores, tem elevado cada vez mais os custos de produção, fazendo com que as margens para quem sustenta toda a cadeia produtiva “o produtor rural” venha se tornando cada vez menores e em alguns casos já não raros inviabilizando a atividade, fazendo com que famílias que tinham como vocação a produção de alimentos, arrendem suas propriedades ou simplesmente deixem por total a atividade.

A gestão inexistente ou mesmo o improviso é um dos principais problemas que levam a este quadro de falência ou quase falência. Confusão das finanças do proprietário com as do negócio, falta de planejamento, informalidade na contratação de pessoal, não observação da legislação nos seus vários setores, endividamento, inexistência de registro e controles, são apenas alguns dos aspectos que temos encontrado no trabalho que desenvolvemos no dia a dia, o que para nós é um grande desafio, profissionalizar o produtor também na gestão do seu negócio rural, ou seja, torna-lo tão bom quanto já o é na produção de alimentos.
Um diagnóstico inicial pode fazer toda a diferença em revelar quais as vulnerabilidades que o negócio rural está exposto. A mudança de cultura, transferência de conhecimento e modernização da gestão do negócio, pode mudar um futuro incerto por um futuro com estabilidade e planejamento, garantindo a perenidade do negócio por mais gerações.
É um equivoco afirmar que se deu certo até agora continuará dando, olhe a sua volta, o mundo está mudando a passos largos, tecnologia, maquinários, hoje quase tudo está na palma  da mão no aparelho celular. Então tudo muda, somente a forma de tocar a fazenda não precisa mudar, será, até quando?

Toda a cadeia do agro está focada em fazer o produtor rural produzir cada vez mais, e mais, é necessário para que haja sustentabilidade, mas está mais que na hora do produtor rural trabalhar por rentabilidade, até porque produtividade não é sinônimo de rentabilidade.

A modernização gerencial, profissionalização das pessoas e da organização, fazem com que hoje empresas rurais cresçam e outras não.


Moises Prevedello

Consultor
Rentagro Consultoria em Agronegócio

Gestão na Fazenda

www.rentagro.com.br
www.prevedello.adv.br
www.prevedelloativos.com